Como fazer termolina leitosa

 A termolina leitosa é um impermeabilizante muito utilizado em decoupagem e endurecimento de peças de chochê. Descobri também que ela é ótima para fazer cadernos decorados, tanto com papel de decoupagem, quanto de tecido. 


Você vai precisar de: 

  • Cola branca comum;
  • Álcool líquido(quanto mais forte,melhor) e
  • Água.

Em um recipiente, misture:

- 2 medidas  de cola branca*;
- 1 medida de água;
- 1/2 medida de álcool líquido.

Use a medida que achar necessária, pode ser colher, xícara, copo, etc. 

No meu caso, como eu tenho um jeito próprio de fazer as coisas, prefiro juntar tudo num vidro ou recipiente de plástico com tampa ( gosto de utilizar os de fermento em pó). Após juntar tudo, fecho bem o recipiente e sacudo bastante, o suficiente para misturar tudo num instante. 
Uma observação: eu testei e gostei muito da termolina caseira, pois a economia é boa. E embora todas as pessoas que disponibilizam a receita digam que a mistura não pode ser guardada, eu faço a mais e a  deixo guardada bem fechada. Não tive problemas de por exemplo, o álcool evaporar ou ela não mais impermeabilizar alguma peça. Faço a termolina num vidro e quando preciso, pego a quantidade necessária para usar e tampo o vidro imediatamente.

Outra observação: * eu aumentei a quantidade indicada, em meia medida. 
Aumentar ou não a medida de cola, fica ao gosto de cada um. Quem está acostumado a trabalhar com termolina, com o tempo vai saber a quantidade ideal. 

Boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Peças novas

Peças para assentamento  Cada uma delas tem 80cm de altura e foram produzidas com a técnica do papel sobre papel, com reforço adicion...