Reciclagem

O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que observou-se os benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.


Importância e benefícios

Desde a década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países industrializados. Muitos governos e ONGs (Organizações Não Governamentais) estão cobrando das indústrias atitudes responsáveis. Neste sentido, o desenvolvimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio, plástico e papel, já são corriqueiras em várias cidades do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.
Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. 
Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil.

Diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.


A IDADE DO LIXO


• Papel comum: de 2 a 4 semanas
• Cascas de bananas: 2 anos
• Latas: 10 anos
• Vidros: 4.000 anos
• Tecidos: de 100 a 400 anos
• Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
• Couro: 30 anos
• Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
• Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
• Chicletes: 5 anos
• Latas de alumínio: de 80 a 100 anos




MIL POSSIBILIDADES

Para molhar o gramado

Barco construído com garrafas PET

Decorando com mandala feita de jornal usado

Iluminando sua casa com luminária de jornal usado

Estante feita de papelão

Vasos feitos de jornal usado

Vidros decorados

Casa construída com garrafas PET

As ideias são muitas e vão desde simples decoração até utilitários. O que nos resta é aproveitar e colocar a criatividade em prática, mas como nem todos podem fazer coisas como essas, pelo menos, cabe a cada um de nós fazer sua parte, separando bem o lixo, doar coisas que possam ser recicladas para grupos e cooperativas que trabalham na área de reciclagem, e claro, não jogar lixo nas ruas e em lugares impróprios. Mantendo o planeta mais limpo, já damos um passo além.

Nenhum comentário:

Peças novas

Peças para assentamento  Cada uma delas tem 80cm de altura e foram produzidas com a técnica do papel sobre papel, com reforço adicion...